Sugestão de Alfabeto com rótulos:
Projeto : A casa Diferentes tipos de casa:
A casa dos três Porquinhos:
A história dos três porquinhos ilustra as diferentes formas de se construir casa, por ser uma fábula nos traz a lição da importância da dedicação com a nossa tarefa e da ajuda ao próximo.
Quem mora na casinha? música cantada onde trabalha a memória e a relação de cor e morador:
Música de Vinícius de Moraes :
Vamos pensar um pouquinho, conhecer uma outra realidade e valorizar o que temos?
Monteiro Lobato
Biografia:
página do sítio do picapau Amarelo
Desenhos para assistir:
A fuga da Emília :
O Bolo da Tia Nastácia
Vídeo trabalhado em sala de aula - "cinema na sala de aula"
com esse filme trabalhamos um pouco mais sobre os personagens do Sítio, órgãos dos Sentidos ( a Emília por ser uma boneca não tem olfato) , atitudes de vingança, atitudes de amizade (querer que o amigo faça exatamente o que eu quero, na hora que eu quero) e o mais importante : TEMOS GOSTOS, NECESSIDADES E FORMAS DIFERENTES DE VER, SENTIR AS COISAS. Em fim, uma ótima aula.
Iniciando um novo estudos, um novo desafio com uma visão um pouco diferente porem muito otimista .
A audiodescrição é o recurso que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em cinema, teatro e programas de televisão. No Brasil, segundo dados do IBGE, existem aproximadamente 16,5 milhões de pessoas com deficiência visual total e parcial, que encontram-se excluídos da experiência audiovisual e cênica.
A acessibilidade nos meios de comunicação é um tema que está em pauta no mundo todo. Os esforços neste sentido visam não apenas proporcionar o acesso a produtos culturais a uma parcela da população que se encontra excluída, como também estabelecer um novo patamar de igualdade baseado na valorização da diversidade.
“Dizem que uma imagem vale mais do que 1000 palavras, pois bem, a audiodescrição é muito mais que as tais 1000 palavras.”
parte 01:
parte 02:
UM EXEMPLO DE AUDIODESCRIÇÃO que mostra além do trabalho a importância de se quebrar barreiras e não desistir dos sonhos.
A audiodescrição, uma nova proposta para trabalhar alfabetização:
Blog interessante: http://www.braillu.com/2012/06/curso-de-audiodescricao-esculpindo.html
Alfabetização com associação de Cores:
Uma proposta de Alfabetização valorizando o Nome dos Alunos:
Dislexia e método fônico:
Uma página no Picasa com atividades para sistematizar a leitura e escrita, bem como coordenação motora e a lógica matemática.
https://plus.google.com/photos/115096561060389112168/albums?banner=pwa
http://www.rota83.com/baixe-atividades-de-alfabetizacao-desenhos-e-livros-didaticos.html
Uma sugestão que pretendo adotar na minha turma, porém como envelopes ou caixas "baus" de histórias - quem sabe assim como eu você recria esta ideia, em processo de alfabetização quanto mais oportunidades de leitura e escrita mais se amplia as aprendizagens!
Fonte: http://olhar43cei.blogspot.com/
A Sacola Literária
Sabemos
que por meio da leitura, a criança desenvolve a leitura oral, domina a
escrita, desenvolve a imaginação e adquire cultura, além de
conhecimentos e valores sobre a vida, a natureza, a sociedade. Portanto,
no projeto de literatura da escola, foi incluído a Sacola do Livro,
onde cada professor de cada série, escolheria os livros adequados para a
sua turma.
A escola
confeccionou as sacolinhas para cada aluno.No decorrer do ano, as
crianças tiveram a oportunidade de levar livros de literatura para casa
e trocar semanalmente com os colegas.Cada professor deveria adotar uma
forma de realmente perceber se a criança realmente leu o livro de
história através de recontos no Diário de Bordo, desenhar a parte que
mais gostou, contar oralmente alguma parte, Fichas Literárias entre
outras formas.
- Pré-silábica, sem variações quantitativas ou qualitativas dentro da palavra e entre as palavras. O aluno diferencia desenhos (que não podem ser lidos) de “escritos” (que podem ser lidos), mesmo que sejam compostos por grafismos, símbolos ou letras. A leitura que realiza do escrito é sempre global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito. Pré-silábica com exigência mínima de letras ou símbolos, com variação de caracteres dentro da palavra, mas não entre as palavras. A leitura do escrito é sempre global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito.Pré-silábica com exigência mínima de letras ou símbolos, com variação de caracteres dentro da palavra e entre as palavras (variação qualitativa intrafigural e interfigural). Neste nível, o aluno considera que coisas diferentes devem ser escritas de forma diferente. A leitura do escrito continua global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito.
- Silábica sem valor sonoro convencional. Cada letra ou símbolo corresponde a uma sílaba falada, mas o que se escreve ainda não tem correspondência com o som convencional daquela sílaba. A leitura é silabada. Silábica com valor sonoro convencional. Cada letra corresponde a uma sílaba falada e o que se escreve tem correspondência com o som convencional daquela sílaba, em geral representada pela vogal, mas não exclusivamente. A leitura é silabada.
- Silábico-alfabética. Este nível marca a transição do aluno da hipótese silábica para a hipótese alfabética. Ora ela escreve atribuindo a cada sílaba uma letra, ora representando as unidades sonoras menores, os fonemas.
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