Turma 2014 :
Este ano ganhei novamente um presente, a felicidades de poder aprender com 24 alunos muito especiais e encantadores, aos poucos estamos nos Cativando e a cada dia aprendendo mais .
III Livro Digital - Uma Viagem no Planeta da Leitura:
O
III Livro Digital da Escola Januária Leal, produzido com alunos do
Segundo Ano do Ensino Fundamental, coordenado pela professora Ângela
Curcino Garcia, traz " Uma viagem no Planeta da Leitura",
título inspirado nas histórias decorrentes dos estudos realizados
durante o ano letivo de 2014.
A
produção do livro e seu lançamento fazem parte do projeto de
incentivo à leitura e escrita, uma forma de consolidar o processo de
alfabetização e letramento que mais uma vez encerra o ano letivo
com uma turma de alunos 100% alfabetizada.
O
livro traz oito histórias produzidas em grupos, sendo cada histórias
referente a um planeta do sistema solar, as histórias contam
aventuras interplanetárias todas narradas e ilustradas pelos alunos.
Toda
a produção do livro foi feita de forma amadora, em atividades
dentro da sala de aula, acompanhadas pelos alunos e editadas pela
professora de forma muito simples, porém usando recursos que
possibilitarão que as histórias sejam compartilhadas por todos que
tenham acesso à internet, sendo assim produziu-se histórias que sua
abrangência e divulgação ultrapassem os muros da escola, servindo
como incentivo e inspiração para novos escritores.
O
livro apresenta também mais duas histórias, a história Sol e a
história Lua.
A
história sol é criação coletiva da turma que narra uma aventura
de um grupo de alunos no planeta Marte, onde há uma personagem,
Marciana, que nasceu com Síndrome de Humanos e assim consegue se
comunicar com o grupo, nesta história não há diferenças ou
preconceitos e sim uma amizade marcada por muitos abraços.
A
história Lua, mostra os bastidores da criação do livro e é
ilustrada com rápidas cenas de como tudo começou, com fotos de
algumas atividades desenvolvidas durante o ano, uma viagem
interplanetária que assim como o Pequeno Príncipe, personagem
também trabalhado em sala de aula, sai em busca de aventuras e faz
grandes descobertas e novas e verdadeiras amizades.
Com
a produção do livro e o lançamento dos novos escritores
"interplanetários", pois a abrangência dos meios de
comunicação permitem o livre acesso as produções literárias, os
objetivos do projeto foram plenamente alcançados pois o hábito da
leitura e escrita ultrapassaram a necessidade de comunicação e
firmam-se como meio de novas descobertas e compartilhamento de
saberes.
Assim
como Neil Armstrong ao dar seu primeiro passo na Lua disse ao mundo
“Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a
humanidade” acredita-se estar dando um pequeno passo na formação
de cidadãos leitores capazes de alçar outros universos literários.
Bastidores da criação; A LUA
PLANETA MERCÚRIO
Segundo trimestre 2014
Trânsito, um tema gerador de muitos momentos de discussão, conscientização, descobertas e novos aprendizados, mais um pretexto para que a turma crie textos e desenvolva a leitura e escrita.
Primeiro trimestre 2014
Tudo bem ser diferente, afinal ninguém é igual a ninguém, esse foi o tema gerador do primeiro trimestre de 2014 onde os alunos puderam fazer uma viagem para dentro de si e conhecer-se e conhecer melhor o seu novo colega. Uma oportunidade de novos conhecimentos , leitura e escrita e principalmente de fortalecer os laços de amizade.
Eu vi, Eu li, Eu escrevi !
(Livro Digital /Alunos do Segundo Ano do Ensino Fundamental)
A produção do livro digital, é um trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, participam alunos do
Segundo Ano do Ensino Fundamental da Escola Januária Leal, Caçapava do Sul. Busquei envolver todos alunos em um processo de leitura e escrita contínua. Entre os estímulos de leitura, destaco a Sacola da Leitura que visitou as casas durante um período, recheada com livros; outra prática de incentivo é o Varal da Leitura, onde ficam disponíveis livros para serem lidos em cantinhos de leituras em grupos ou individualmente na sala de aula.
A produção do Livro Digital, que esta no segundo ano, teve início como trabalho de conclusão de
Pós Graduação em TICs pela UFSM no ano de 2012. Este ano, a produção do livro começou a ser pensada e a envolvendo os alunos na ideia de produtores de leitura, no início do segundo semestre.
Segundo Ano do Ensino Fundamental da Escola Januária Leal, Caçapava do Sul. Busquei envolver todos alunos em um processo de leitura e escrita contínua. Entre os estímulos de leitura, destaco a Sacola da Leitura que visitou as casas durante um período, recheada com livros; outra prática de incentivo é o Varal da Leitura, onde ficam disponíveis livros para serem lidos em cantinhos de leituras em grupos ou individualmente na sala de aula.
A produção do Livro Digital, que esta no segundo ano, teve início como trabalho de conclusão de
Pós Graduação em TICs pela UFSM no ano de 2012. Este ano, a produção do livro começou a ser pensada e a envolvendo os alunos na ideia de produtores de leitura, no início do segundo semestre.
Este
ano com um diferencial que fez toda a diferença , tínhamos um aluno
incluído ou melhor uma turma inclusa em uma dificuldade visual, onde a
Baixa Visão não poderia influir no processo de leitura e de escrita de
nenhum aluno pois somos um grupo e a produção do livro é do grupo,
portanto as dificuldades precisavam e foram superadas .
Como primeira ação, 21 alunos criaram 7 histórias em grupos de três alunos, com temas livres, usaram a imaginação e criaram lindas histórias dos mais diversos personagens.
As revisões das histórias foram feitas em sala de aula, onde os alunos passaram a ser instigados para
que a cada leitura mais elementos fossem acrescentados, fosse revistas a pontuação, ortografia, ideias de início, meio e fim, bem como a identificação física e os contextos das histórias. Para essa etapa, contou-se com equipamento de multimídia, data show para que as histórias fossem lidas e discutidas pelo grande grupo, pois as histórias comporiam um livro coletivo, portanto a aceitação deveria ser coletiva, o que em muitos momentos gerou grandes discussões e conflitos pois trabalhar em grupo não é nada fácil, porém é uma grande oportunidade de se discutir e vivenciar valores como a colaboração, respeito e criticidade.
Para finalizar o livro, cada grupo destacou os principais elementos que deveriam ser ilustrados, pois
a ilustração também é de criação dos alunos, sendo assim a análise de obras já ilustradas e a necessidade de buscar transmitir ideias através de imagens também foram primadas.
Com o apoio do Ponto de Cultura/ Caçapava do Sul, foi feita a gravação do áudio e nesta etapa houve momentos de observação da pontuação e emoção na fala dos personagens, para que se possa chamar atenção de quem ouve, focando na leitura expressiva.
A edição finalização e do Livro Digital, foi feita pela professora, sendo que a organização do evento e
da noite do autógrafo foi preparada em parceria com a direção da escola e os pais, ambos apoiadores e colaboradores do evento, sendo os pais os únicos patrocinadores do evento.
As revisões das histórias foram feitas em sala de aula, onde os alunos passaram a ser instigados para
que a cada leitura mais elementos fossem acrescentados, fosse revistas a pontuação, ortografia, ideias de início, meio e fim, bem como a identificação física e os contextos das histórias. Para essa etapa, contou-se com equipamento de multimídia, data show para que as histórias fossem lidas e discutidas pelo grande grupo, pois as histórias comporiam um livro coletivo, portanto a aceitação deveria ser coletiva, o que em muitos momentos gerou grandes discussões e conflitos pois trabalhar em grupo não é nada fácil, porém é uma grande oportunidade de se discutir e vivenciar valores como a colaboração, respeito e criticidade.
Para finalizar o livro, cada grupo destacou os principais elementos que deveriam ser ilustrados, pois
a ilustração também é de criação dos alunos, sendo assim a análise de obras já ilustradas e a necessidade de buscar transmitir ideias através de imagens também foram primadas.
Com o apoio do Ponto de Cultura/ Caçapava do Sul, foi feita a gravação do áudio e nesta etapa houve momentos de observação da pontuação e emoção na fala dos personagens, para que se possa chamar atenção de quem ouve, focando na leitura expressiva.
A edição finalização e do Livro Digital, foi feita pela professora, sendo que a organização do evento e
da noite do autógrafo foi preparada em parceria com a direção da escola e os pais, ambos apoiadores e colaboradores do evento, sendo os pais os únicos patrocinadores do evento.
Para a noite de autógrafos, dia 05 de dezembro de 2013, os familiares foram recebidos com sugestões de leituras, produções dos alunos, escritas de poesias, rimas, piadas, adivinhas, parlendas e pequenos textos, podendo assistir em primeira mão o livro que foi montado quase de forma artesanal, mas que assim como a educação precisa avançar os espaços físicos escolares e buscar alternativas de incentivar a leitura e escrita, ferramentas primordiais para a construção da cidadania.
Junto
com as 7 histórias criadas pelos grupo, há também uma história coletiva
da turma, que foi a mais difícil de ser finalizada pois as ideias
divergiam muito e precisou de várias sessões de análise para que fosse
finalizada, o assunto da história da turma, como é denominada, trata de
um assunto que foi pertinente ao longo do ano letivo, Baixa Visão,
assunto que foi estudado e apresentado em feiras de ciências e trabalhos
extra classe, com o objetivo de incluir a turma na dificuldade visual
de um colega.
O livro após a noite de autógrafos, será disponibilizado para o mundo, compartilhado nas redes sócias, sendo assim um livro para o mundo, indo além do espaço escolar; pois o objetivo é envolver o maior número de pessoas com a leitura, compartilhando ideias para possíveis criações.
O livro após a noite de autógrafos, será disponibilizado para o mundo, compartilhado nas redes sócias, sendo assim um livro para o mundo, indo além do espaço escolar; pois o objetivo é envolver o maior número de pessoas com a leitura, compartilhando ideias para possíveis criações.
O uso das ferramentas que mais atrai os alunos, o computador e a internet, serve também de estímulo e um grande aliado pois mostra-se assim que pode-se usá-los também para criar ou divulgar uma cultura letrada.
Eu vi, eu li, eu escrevi , título do livro é uma menção aos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, sendo uma prática que alcançou seus objetivos, pois concluem o ano letivo no Segundo Ano do Ensino Fundamental , 21 alunos alfabetizados, capazes de ampliarem ainda mais os seus conhecimentos através da leitura e da escrita.
Professora : Ângela Cristina Curcino Garcia
História da Turma:
A Escola Mal Assombrada:
Etelândia :
O Rinoceronte sem Chifres:
O Motoqueiro Fantasma Aventureiro:
O Fim do Mundo:
Os Bastidores da criação do Livro Digital:
Nenhum comentário:
Postar um comentário