segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Fila na escola, ordem ou controle?

OS OBJETIVOS DA FILA
A maioria das escolas ainda utilizam a fila para entrar e locomover-se dentro da escola.
Ou mesmo em locais fechados sem perigo para as crianças.
Qual é o seu objetivo?
É baseada em algum pressuposto científico?
Existe algum pensador ou educador que defenda uma tese explicando a importância da fila na construção e desenvolvimento da criança?
Para que então, fazer fila?
São perguntas sem respostas, porque fazemos sem saber o motivo.
Fazemos porque quando chegamos, outros já estavam fazendo.
Fazemos porque não conhecemos outras formas, não conhecemos outras metodologias de comportamento.
E nem fazemos as perguntas essenciais para a Educação.


Poderíamos perguntar:
Não ajuda na disciplina?
Então não pode haver disciplina sem fila?
Ou seria, CONTROLE.
Fazemos fila para controlar, por ser mais fácil para manter a ordem.
Vemos professores e orientadores gritando e se descabelando para "manter a ordem", na fila, que disciplina é essa?


Encontrei muito pouco referência sobre FILA, fila é algo que a maioria utiliza sem saber para que!
As consequências da fila, sem nossa intenção é manter a criança na heteronomia, ela faz por obrigação, sem compreender o sentido ao qual está sendo obrigada.
A fila para locomover-se para outro lugar, dentro da escola não tem o menor sentido.
Não educa.
Só constrange.


Na revista Nova Escola, encontrei essa matéria da professora Telma Vinha.

É correto usar a fila dentro da creche?


Em situações em que pode haver riscos, como em escadas e passeios externos, as filas são justificadas.
Porém, no ambiente seguro da creche, elas devem ser evitadas, pois dificultam o sentimento de pertencimento ao espaço escolar.
É preciso deixar as crianças livres para explorar o ambiente por conta própria, permitindo que circulem com autonomia.
Deve-se ensiná-las a andar com tranquilidade e a respeitar o outro, isto é, não empurrar, olhar quem vem à frente e atrás e ajudar um colega que tropeçou e caiu, por exemplo.
E esse aprendizado só ocorre por meio da vivência.


Telma Vinha é docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

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