Orientação Educacional

 A opção da simplicidade

Muitas pessoas reclamam da correria de suas vidas.
Acham que têm compromissos demais e culpam a complexidade do mundo moderno.
Entretanto, inúmeras delas multiplicam suas tarefas sem real necessidade.
Viver com simplicidade é uma opção que se faz.
Muitas das coisas consideradas imprescindíveis à vida, na realidade, são supérfluas.
A rigor, enquanto buscam coisas, as criaturas se esquecem da vida em si.
Angustiadas por múltiplos compromissos, não refletem sobre sua realidade íntima.
Olvidam do que gostam, não pensam no que lhes traz paz, enquanto sufocam em buscas vãs.
De que adianta ganhar o mundo e perder-se a si próprio?
Se a criatura não tomar cuidado, ter e parecer podem tomar o lugar do ser.
Ninguém necessita trocar de carro constantemente, ter incontáveis sapatos, sair todo final de semana.
É possível reduzir a própria agitação, conter o consumismo e redescobrir a simplicidade.
O simples é aquele que não simula ser o que não é, que não dá demasiada importância a sua imagem, ao que os outros dizem ou pensam dele.
A pessoa simples não calcula os resultados de cada gesto, não tem artimanhas e nem segundas intenções.
Ela experiencia a alegria de ser, apenas.
Não se trata de levar uma vida inconsciente, mas de reencontrar a própria infância.
Mas uma infância como virtude, não como estágio da vida.
Uma infância que não se angustia com as dúvidas de quem ainda tem tudo por fazer e conhecer.
A simplicidade não ignora, apenas aprendeu a valorizar o essencial.
Os pequenos prazeres da vida, uma conversa interessante, olhar as estrelas, andar de mãos dadas, tomar sorvete...
Tudo isso compõe a simplicidade do existir.
Não é necessário ter muito dinheiro ou ser importante para ser feliz.
Mas é difícil ter felicidade sem tempo para fazer o que se gosta.
Não há nada de errado com o dinheiro ou o sucesso.
É bom e importante trabalhar, estudar e aperfeiçoar-se.
Progredir sempre é uma necessidade humana.
Mas isso não implica viver angustiado, enquanto se tenta dar cabo de infinitas atividades.
Se o preço do sucesso for ausência de paz, talvez ele não valha a pena.
As coisas sempre ficam para trás, mais cedo ou mais tarde.
Mas há tesouros imateriais que jamais se esgotam.
As amizades genuínas, um amor cultivado, a serenidade e a paz de espírito são alguns deles.
Preste atenção em como você gasta seu tempo.
Analise as coisas que valoriza e veja se muitas delas não são apenas um peso desnecessário em sua existência.
Experimente desapegar-se dos excessos.
Ao optar pela simplicidade, talvez redescubra a alegria de viver.
Pense nisso.

Carlos Drummond de Andrade
Mesmo antes de nascer, já tinha alguém torcendo por você.
Tinha gente que torcia para você ser menino.
Outros torciam para você ser menina.
Torciam para você puxar a beleza da mãe, o bom humor do pai.
Estavam torcendo para você nascer perfeito.
Daí continuaram torcendo.
Torceram pelo seu primeiro sorriso, pela primeira palavra, pelo primeiro passo.
O seu primeiro dia de escola foi a maior torcida. E o primeiro gol, então?
E de tanto torcerem por você, você aprendeu a torcer.
Começou a torcer para ganhar muitos presentes e flagrar Papai Noel.
Torcia o nariz para o quiabo e a escarola.
Mas torcia por hambúrguer e refrigerante.
Começou a torcer até para um time.
Provavelmente, nesse dia, você descobriu que tem gente que torce diferente de você.
Seus pais torciam para você comer de boca fechada, tomar banho, escovar os dentes, estudar inglês e piano.
Eles só estavam torcendo para você ser uma pessoa bacana.
Seus amigos torciam para você usar brinco, cabular aula, falar palavrão.
Eles também estavam torcendo para você ser bacana.
Nessas horas, você só torcia para não ter nascido.
E por não saber pelo que você torcia, torcia torcido.
Torceu para seus irmãos se ferrarem, torceu para o mundo explodir. E quando os hormônios começaram a torcer, torceu pelo primeiro beijo, pelo primeiro amasso.
Depois começou a torcer pela sua liberdade.
Torcia para viajar com a turma, ficar até tarde na rua.
Sua mãe só torcia para você chegar vivo em casa. Passou a torcer o nariz para as roupas da sua irmã, para as idéias dos professores e para qualquer opinião dos seus pais. Todo mundo queria era torcer o seu pescoço.
Foi quando até você começou a torcer pelo seu futuro.
Torceu para ser médico, músico, advogado.
Na dúvida, torceu para ser físico nuclear ou jogador de futebol.
Seus pais torciam para passar logo essa fase.
No dia do vestibular, uma grande torcida se formou.
Pais, avós, vizinhos, namoradas e todos os santos torceram por você.
Na faculdade, então, era torcida pra todo lado. Para a direita, esquerda, contra a corrupção, a fome na Albânia e o preço da coxinha na cantina.
E, de torcida em torcida, um dia teve um torcicolo de tanto olhar para ela.
Primeiro, torceu para ela não ter outro.
Torceu para ela não te achar muito baixo, muito alto, muito gordo, muito magro.
Descobriu que ela torcia igual a você.
E de repente vocês estavam torcendo para não acordar desse sonho.
Torceram para ganhar a geladeira, o microondas e a grana para a viagem de lua-de-mel.
E daí pra frente você entendeu que a vida é uma grande torcida. Porque, mesmo antes do seu filho nascer, já tinha muita gente torcendo por ele.
Mesmo com toda essa torcida, pode ser que você ainda não tenha conquistado algumas coisas.
Mas muita gente ainda torce por você!
Se procurar bem você acaba encontrando.
Não a explicação (duvidosa) do mundo, mas a poesia (inexplicável) da vida.
Eu torço por você!


As quatro leis da espiritualidade



2014 um ano cheio de oportunidades...

  

 

Educação para Paz 


 

 

Com a proposta de divulgar a cultura da paz nas escolas, a Unipampa irá desenvolver o projeto Educação para a Paz, junto às escolas da cidade. Para isso, serão utilizados os princípios da comunicação não-violenta, como estratégia fundamental para redescobrir, junto com professores, alunos e comunidade escolar quais são as causas da discriminação e da intolerância.

Fonte: http://www.farrapo.com.br/noticia/2/6359/Unipampa-quer-divulgar-a-cultura-da-paz-nas-escolas-de-Cacapava

 

 

 

Comunicação não Violenta:

 O difícil desafio de conviver com quem esta sempre "complicando", as vezes ceder  é ganhar,  relevar é levar , ouvir é a oportunidade de ser ouvido, deixar o outro crescer também é uma forma de  crescer.

 

 Dr. Marshall Rosenberg explica os princípios da Comunicação Não-Violenta.


Vídeos para Motivar início do Ano Letivo:

Juntos Somos mais fortes: - em muitos momentos de dificuldades, precisamos nos unir para nos tornarmos mais fortes.

Humildade, ceder para ter:  - não precisamos vencer ou ser sempre os primeiros, em muitos momentos deixar "passar" é uma questão de poder também chegar , mostrar-se irredutível  não nos torna mais forte, porém mais frágil pois mostra a nossa incapacidade de ceder .

 

  Medo, Timidez e Arrogância: Perder a coragem significa bem mais do que perder oportunidades, enfrentar os medos nem sempre é fácil, tentar e buscar superar as dificuldades faz parte das nossas conquistas.

 

 O que você quer ser quando crescer?

 

 Amor de Pai:

Um Vídeo que nos faz refletir e entender um pouco do que é amor de pai/mãe. Filho não se deixa pra trás ou se desiste.


 Sugestões de vídeos para discussão em sala de aula.

Um dos recursos que mais chama a atenção dos alunos, seja de séries iniciais ou finais e até mesmo ensino médio , são os vídeos, músicas . Por fazerem parte do seu universo de interesse, são importantes recursos para iniciar discussões sobre os mais diversos assuntos, para que aos poucos ou de maneira sistematizada, crie-se momentos de reflexões sobre problemas pertinentes da sociedade ou dificuldades que estejam passando.

Nem sempre é fácil "abrir-se", confidenciar ou ter oportunidade de desabafar, ao iniciar uma discussão a partir de uma problemática real, pode-se aos poucos criar  um ambiente de confiança e principalmente de respeito para que as discussões partindo de fora, de algo "distante" aos poucos seja relacionado com o mais próximo, ou seja com os seus medos, as suas angústias e dúvidas. 

A sensibilidade do Orientador Educacional - o mediador , bem como  a sua preparação para os possíveis  questionamentos devem ser sempre levados em conta, não se pode prever com precisão as reações, as respostas e que amplitude as discussões terão, mas deve-se estar consciente de que esta de certa forma entrando em um espaço confidencial, de possíveis dissabores e que a confiança deve ser sempre respeitada.

Classe Média - Max Gonzaga e Banda Marginal

Uma música que em sua letra trata das diferenças de tratamento quando o problema é meu ou dos outros, da ascensão de uma classe que "cresceu" mas esqueceu - tô nem ai, tô nem aqui !

Sugestão: Listar as diferenças de tratamento ou de visão que aparecem na música.  Listar alguns fatos que na nossa sociedade são tratados com diferença por autoridades. Levar para discussão no grande grupo possíveis reações que se teria com diferentes personagens em diferentes contextos.

 

Vítimas da Sociedade - Bezerra da Silva

Uma música que questiona a discriminação das aparências, a forma como se vê o "pobre" e  o "rico" .

Sugestões: Quem é o verdadeiro ladrão? Onde estão os ladrões? Nas favelas ou nos casarões? 

Questões para debate: 1 - Quais os fatores colaboradores para a criação do mito de que "quem mora na favela é ladrão"? 2 - Seria um mito afirmar que "o ladrão está escondido lá embaixo atrás da gravata e do colarinho"? Justifique.

Pega ladrão - Gabriel Pensador

Onde estão os ladrões? O que é feito com a nossa confiança ao elegermos nossos representantes? O que é feito dos recursos "públicos" que se tornam "privados" ?

 

Estudo errado - Gabriel Pensador

Estou na escola por quê? Aprendo na escola o quê e para quê? Decoro ou aprendo? 

E o professor ? Seu papel é o que mesmo? Professor  reprodutor ou questionador?

E a escola? Meu segundo lar ? Vai me ajudar no que mesmo? 


 

  Lixo no Lixo - Fala Mansa

Discussões ambientais, atitudes ecológicas,  preservação e consciência de responsabilidade ambiental .

O que faço para não agravar as situações ambientais? 

Quais os problemas ou atitudes cantadas na música que é de meu conhecimento? 




 2013/  Escola Municipal Dr. Alfredo Duarte - Caçapava do Sul

Valorizar os momentos bons é muito importante para que se perceba que apesar dos contratempos, muito se viveu e se fez na escola. Este vídeo foi elaborado e exposto na última reunião com os pais na Escola Municipal Dr. Alfredo Duarte, onde trabalho como Orientadora Educacional. 
Foi um momento muito interessante, muitos dos pais não frequentam a escola no dia a dia, dizem que acompanham os filhos de longe porque sabem que estão em boas mãos ou não tem tempo mesmo,  mas na hora do balanço final pode sobrar espaço para criticas injustas.
Valorizar o que se faz na escola também é uma forma de valorizar as nossas ações, pode parecer exagero, mas acredito que temos sim que prestar contas do que e como fizemos o nosso trabalho para os pais, são eles, seus filhos o nosso foco de ação.
Ao mostrarmos o quanto fizemos e como as coisas não ficaram apenas no desejo de início do ano, estamos mostrando que corremos atrás e que aquilo que faríamos ou buscaríamos resolver durante o início do ano letivo, foi buscado,mesmo que muitos entraves ainda não tenham sido superados, mas tentamos.




Fazer uma retrospectivas também com os professores, foi um momento muito especial.
Já no finalzinho do ano, último encontro, quando para muitos é o momento de fazer um balanço tanto da sua atuação como do que foi positivo ou não no convívio com os aluno ou colegas, mostrar um pouco do que se viveu e que VALEU A PENA , foi uma experiência bem positiva.




No Segundo Semestre Letivo (2013) percebeu-se que na nossa caminhada, precisávamos de um companheiro a mais, de uma proteção a mais e principalmente alguém que nos velasse ou nos guiasse. Foi proposto que fizéssemos a dinâmica dos "Anjos Secretos", um sorteio assim como "Amigo Secreto" para que de forma secreta um pudesse ajudar o outro, para que cada um velasse e protegesse um colega até o final do ano letivo, desta forma ficaríamos mais unidos e quem sabe mais protegidos.
No decorrer do semestre, alguns colegas saíram da escola, outros não levaram a atividade muito a sério pois cada um aceita ou recusa o que lhe convém, tem direto e deve ser compreendido, mas a maioria do grupo seguiu a dinâmica e em muitos momentos percebeu-se a tentava de proteção, através de bilhetinhos na Caixinha de Recados para os Anjos, uma visitinha para quem saiu da escola e a entrega de um anjinho para ficar a figura de proteção.
Na última reunião do ano, não podíamos deixar a ideia lançada se perder, para muitos tinha sido uma troca de carinhos e precisava fechar o seu ciclo de proteção.
Esta mensagem, o Anjo e o Amigo veio bem ao encontro da proposta de trabalho pois mostra a diferença entre Anjos e Amigos, Amigos Anjos . A proteção de um amigo vai além da proteção de um anjo pois o amigo é real, é troca, é carinho.
Após a mensagem, em vídeo e escrita, fizemos a revelação dos Anjos Secretos e a escola presenteou todos com um anjinho para que ficasse o símbolo do carinho, da proteção e que cada vez que víssemos o anjinho lembrássemos que alguém nos protege, que temos AMIGOS ANJOS.





A diferença de um Anjo e um Amigo

Anjos e Amigos... Todos temos um pouquinho de cada coisa... Um anjo nos toma pela mão e nos aproxima de Deus.

Um amigo foi enviado por Deus para aproximarmos dele.

Um anjo tem a obrigação de cuidar de nós...
Um amigo cuida de nós por amor...

Um anjo te vê sorrir, e observa tuas alegrias.
Um amigo, te faz sorrir, e faz parte das tuas alegrias.

Um anjo sabe quando necessitas da ajuda de alguém.
Um amigo, te ajuda sem saber que necessitas.

Um anjo te ajuda, evitando problemas.
Um amigo, te ajuda a resolvê-los.

Um anjo te vê sofrer, sem poder te abraçar.
Um amigo te abraça, porque não quer te ver sofrer.

Um anjo , na realidade, faz parte dos teus sonhos.
Um amigo, compartilha e luta para que seus sonhos
sejam uma realidade.

Um anjo sempre está contigo aí, não percebe a sua falta.
Um amigo, quando não está contigo, não só sente a
sua falta, mas também pensa em ti.

Um anjo vela seus sonhos,
Um amigo sonha contigo.

Um anjo aplaude teus triunfos.
Um amigo te ajuda para que triunfes.

Um anjo se preocupa quando você está mal.
Um amigo se alegra quando você está bem.

Um anjo recebe uma oração tua.
Um amigo faz uma oração por ti.

Um anjo te ajuda a sobreviver.
Um amigo vive por ti.

Para um anjo, é uma missão que cumpri.
Para um amigo, é uma obrigação te defender.

Um anjo é algo celestial.
Um amigo é uma oportunidade real de conhecê-lo melhor...

Na semelhança que há entre “o amor e a amizade.

Um anjo quer ser teu amigo.
Um amigo, se propõe também a ser o teu anjo...

E é alguém que te cuida nas noites mais turbulentas,
para que possa compartilhar de todos os seus sonhos.




Dinâmica de motivação:
uma sugestão muito legal!





A união faz o grupo, unidos somos mais fortes!







Trabalho em equipe!

mostra bem o papel de todos, responsabilidade de cada um!





Estás na sua mão a felicidades!





Doação de órgão:





Em exemplo de superação e conquistas!



Motivação , o exemplo para começar a agir:




Amor e amizade :

Dia 20 de julho dia do amigo, um momento especial para reforçar os laços de amizades tão necessários na escola, nossos colegas são mais que colegas, são companheiros, cumplices e amigos, essas relações precisam ser fortalecidas pela equipe diretiva da escola, a articuladora também das relações, afinal quando dizemos discursivamente que a escola é nossa família e que passamos muito tempo nela, que os processos de ensino aprendizagem são conjuntos, interdisciplinares, cooperativos, precisamos sim fortalecer essas relações.
um vídeo motivacional, parar, analisar e refletir sobre as suas ações, aquilo que estou fazendo e aquilo que gostaria de fazer, a minha ação hoje se refletirá amanhã, ainda dá tempo em mudar, mas isso só depende de uma contição: EU QUERER!
Violência Feminina
Muitas meninas vindas de uma família desestruturada, ou iludidas e influenciadas acabam fazendo escolhas erradas.
Muitas meninas na tentativa de encontrar o amor, muitas vezes negado pela família acabam se "entregando" aos primeiros que oferecem esse amor, essa proteção que tando é necessária para se viver em equilíbrio, muitas mães tiveram a desilusão do grande amor e não percebem que suas filhas estão iludidas também.
Nós orientadoras educacionais não precisamos esperar em nossas salas que os problemas surjam, que professores venham até nós queixarem-se de alunos com baixo rendimento ou ausentes da sala de aula, ainda que presentes fisicamente.
Esse vídeo pode gerar discussões sobre o assunto, propor discussões e relatos de fatos em um ambiente sempre de  respeito e de aprendizagem também para os professores.
Um sugestão posta na net de uma escola que dramatizou a música na aula de artes e postou o vídeo no you tube.
   

Para onde vai Você? 
Gabriel Pensador Explicações não há, certezas não se tem, fica o medo e a saudade, muita saudade. Uma Sugestão de vídeo para trabalhar com alunos adolescentes ou pré-adolescentes. Uma discussão sobre a morte ou quem sabe a vida, dos amores, dos arrependimentos, dos momentos, das oportunidades, do perdão, dos cuidados e prevenção. Uma música como tema gerador.
Aprendi na Infância Muitos professores não sabem qual é realmente a dimensão do seu papel, a capacidade que se tem de marcar para o resto da vida. Muitos pais não valorizam a Educação Infantil, ainda acham desnecessária, reforçados talvez pelas próprias atitudes de maus profissionais que "brincam" com sua responsabilidade. brincar é coisa séria, tão sérias que deve ser aprendida pelos adultos, ou melhor reaprendida pelos adultos, para que possam interferir e propor, deixar livre quando necessário e direcionar quando conveniente. As amizades, os laços afetivos nesta etapa da vida são para sempre, o carinho e a troca são marca registradas de crianças que brincam ou trocam. Muitos adultos esquecem de por certos ensinamentos em prática ou de continuá-los.

 

 

 

 Mensagem para 1ª Reunião com professores e Funcionários

   Olá, vamos recomeçar? Sou fã dos textos de Arnaldo Jabor, e pesquisando encontrei este que achei ótimo para iniciar mais um ano letivo. Espero que possam aproveitar!
FELIZ 2012
     O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho.
    É viver cada momento e construir a felicidade aqui e agora. 
    Claro que a vida prega peças. O bolo não cresce, o pneu fura, chove demais (Perdemos pessoas que amamos)… Mas, pensa só:
    Tem graça viver sem rir de gargalhar, pelo menos uma vez ao dia? 
    Tem sentido estragar o dia por causa de uma discussão na ida pro trabalho? 
    Eu quero viver bem… e você?
    2011 foi um ano cheio. Foi cheio de coisas boas, mas também de problemas e desilusões, tristezas, perdas, reencontros. Normal.. Às vezes, se espera demais. A grana que não veio, o amigo que decepcionou, o amor que acabou. Normal … 2012 não vai ser diferente. Muda o século, o milênio muda, o ano, mas o homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas, e aí? Fazer o quê? Acabar com o seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança?
    O que eu desejo para todos nós é sabedoria. E que todos nós saibamos transformar tudo em uma boa experiência.. O nosso desejo não se realizou? Beleza… Não estava na hora, não deveria ser a melhor coisa para esse momento (me lembro sempre de uma frase que ouvi e adoro: "cuidado com seus desejos, eles podem se tornar realidade"). Chorar de dor, de solidão, de tristeza faz parte do ser humano… 
     Mas, se a gente se entende e permite olhar o outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam diferentes. Desejo para todo mundo esse olhar especial! 2012 pode ser um ano especial, se nosso olhar for diferente. Pode ser muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso.Somos fracos, mas podemos melhorar. Somos egoístas, mas podemos entender o outro. 2012 pode ser o bicho, o máximo, maravilhoso, lindo, especial! Depende de mim… de você.      Pode ser… e que seja! FELIZ ANO NOVO! (ARNALDO JABOR SUGESTÕES DO QUE O ORIENTADOR EDUCACIONAL PODE FAZER!
Você deve empenhar os primeiros dias na organização da sua sala que deverá ter privacidade, um espaço para atendimento às famílias(mesa de reuniões), mesa, cadeiras, armário e arquivo (basicamente); vale decorar a sala deixando-a agradável, considerando a faixa tária dos alunos que você trabalhará;
  • Faça um mapeamento institucional, procurando identificar os níveis de ensino oferecidos pela escola, quantidade de turmas e de alunos; 
  • Faça um quadro com estas informações(questão de organização);
  • Converse com a direção para saber quais as necessidades da escola, mas deixe bem claro que o seu papel não é o de disciplinar(vale se apropriar da ficha profissiográfica  da sua função; isso varia se é em empresa privada ou pública);
  • Peça um momento numa reunião para repassar para o grupo de docentes quais as suas funções;
  • Fazer a "ficha perfil da turma" é muito bacana, além de lhe dar informações importantes sobre pontos fortes e fracos dela, é um momento de contato com o professor;
  • Durante a conversa com o professor você pode perguntar qual o  tema de trabalho que ele julga ser importante  trabalhar neste momento, ou em outro apropriado, com a turma;
  • É muito importante que os alunos te conheçam, então dê uma passadinha em todas as turmas se apresentando e falando também qual a sua função dentro da escola(eles costumam confundir muito as funções);
  • Caso seja possível, dê uma volta pela escola durante o intervalo dos alunos para perceber como se dão as relações e até alguma necessidade urgente de trabalho; 
  • Não se encha de projetos a serem desenvolvidos, pois você não dará conta; o ideal é que você faça um a cada semestre, ou pelo menos um que possa atender boa parte da escola;
  • Se a sua escola for muito grande você pode organizar encontros temáticos com as turmas que apontarem alguma necessidade, mas lembre-se: não somos fadinhas ou mágicos que entram nas salas de aula por 1 hora e resolve tudo, é necessário que o professor seja um parceiro reforçando o nosso trabalho;
  • Registre os atendimentos com as famílias em um livro ata;
  • Para muitos pode parecer que o nosso trabalho "é moleza" e não se espante se ouvir isso de alguém; acontece que nem todos tem o dom de ouvir e acolher e isso é  condição sine qua non na nossa atuação.

 MAIS DICAS... Temos que reconhecer nossos limites, somos Orientadores Educacionais e não Psicólogos.
O  Orientador Educacional tem sempre que chegar com humildade e simplicidade para não quebrar vínculos.
O SOE não é só para quem tem problemas, mas também para aqueles que não os tem.


Saiba que em determinado momento, você não vai resolver o problema, portanto tenha o bom senso de encaminhar o aluno para uma avaliação com um profissional mais adequado, de acordo com o problema que se apresentar.


Temos que ter a sensibilidade de dizer o que for necessário com honestidade, sem magoar, e mesmo sabendo que não iremos agradar.


Não negligencie os casos começados, sempre vá até o final.


Dê sempre uma devolutiva dos casos que são encaminhados para você(você pode fazer isso por meio de um registro na sua ata de trabalho; colha a assinatura do professor);


Registre todos os atendimentos feitos. Isso pode lhe respaldar contra possíveis questionamentos futuros.


Conquiste e transmita sempre confiança a todos aqueles que lhe procurarem.


Tenha tolerância e equilíbrio para não comprometer os casos a serem acompanhados por você. 

Lembre-se: O Orientador Educacional trabalha dentro da escola em prol do desenvolvimento integral do ALUNO
fonte:  http://orientacaoeducacionalemacao.blogspot.com/p/dicas-soe.html   
O livro Adivinha quanto eu te amo, de Sam MacBratney, foi publicado originalmente em inglês e teve a sua primeira edição em 1994. As ilustrações de Anita Jeram resultam numa narrativa visual, com a leveza dos traços, a movimentação das cenas, que evolui paralelamente à do texto escrito. O lirismo do tema abordado é acentuado pela arte das ilustrações, inspiradoras de um deleite estético. O projeto gráfico também integra-se, perfeitamente, a qualidade do texto. Qual é o tamanho do amor? É possível medir a extensão dos nossos sentimentos? Eis as questões cifradas nesta filosófica fábula que reúne uma sábia aprendizagem: a necessidade da experiência afetiva, através de sucessivas provas, permite a cada ser elaborar a construção do seu amor.
PEQUENOS FILÓSOFOS - A MARCHA DOS COELHOS ASSUSTADOS Episódio da série animação Pequenos Filósofos, que mostra contos e fábulas de diferentes culturas que despertam nas crianças e jovens uma consciência a respeito da moral e seus valores. Esta história fala sobre medo, ansiedade e desesperança AS TRÊS PENEIRAS Dizem que um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse: - Quero contar uma coisa a respeito de um amigo seu! - Espere um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se você fez passar essa informação pelas três peneiras. - Três peneiras? O que você quer dizer? - Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conhece, preste bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tem certeza de que isso que quer dizer-me é verdade? - Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade. - A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deve ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não? Envergonhado, o homem respondeu: - Devo confessar que não. - A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensou bem se é útil o que veio falar a respeito do meu amigo? - Útil? Na verdade, não. - Então, disse-lhe o sábio, se o que quer contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que guarde apenas para você.

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