terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Nossos exemplos valem por mais de mil palavras ...

 

Os filhos sempre irão observar o que os pais estão fazendo e isso será mais forte que qualquer discurso bem intencionado.

Nada passa despercebido ao olhar de uma criança
As crianças percebem quando nossas atitudes estão em desacordo com nosso discurso bem intencionado, portanto, percebemos durante a palestra, o quanto é importante ter mais atenção aos nossos atos, pois estamos sempre sendo atentamente observados por nossas crianças.

Só é possível ensinar o outro a partir daquilo que eu sou e do que eu acredito.

Não existe educação neutra.
Aqui percebemos que é muito importante que nos conheçamos mais profundamente, para que possamos entender nossas crenças e se necessário modificá-las, reorganizá-las, para transmiti-las às nossas crianças. Dessa maneira não corremos o risco de destruirmos aquilo que nós mesmos estamos ensinando.
Demos o exemplo de frases que falamos perto das crianças que destroem, por exemplo o conceito de autoridade que tentamos tão arduamente construir:
"Todo político é corrupto", "sua mãe não sabe de nada", "você é teimoso como seu pai"...

Onde houver um relacionamento, estará presente a educação. (Içami Tiba)

Vale lembrar que educação nem sempre tem um teor positivo.
Aqui chamamos a atenção para o que a criança vê na mídia, precisamos selecionar o que nossos filhos estão vendo na TV, na Internet e nos Vídeos Games.

Cada indivíduo dentro da família tem sua importância, seu papel.

Família: PAI, MÃE e FILHOS (porém nem sempre essa estrutura é possível)

Papel do pai na educação dos filhos, pai chefe de família, líder, polaridade masculina

Papel da mãe na educação dos filhos
Pelo próprio processo de gestação e amamentação, o envolvimento da mãe com a criança é maior que o do pai, por isso cabe a mãe acompanhar seu desenvolvimento. Para auxiliar seu filho em sua formação, a mãe deve agir de forma consciente, segura, com amor e equilíbrio, transmitindo aos filhos valores éticos, morais e espirituais.

A mãe - polaridade feminina
A polaridade feminina está associada à mãe, mas há lares onde o homem exerce essa polaridade. E promove na criança: conceitos sobre nutrição, sensualidade, prazer, fertilidade, concede proteção, calor, aconchego; sacrifica a lei em função do prazer.

O papel do filho na família
Os filhos deverão aprender regras, limites, para viver no mundo que tem leis próprias e que exigirá limites deles. Deverão também, ser comprometidos com seus estudos, criando responsabilidades que no futuro o ajudarão na sua vida profissional.

Paternidade responsável: eu sou o exemplo que meu filho irá seguir

Autoritarismo e Autoridade
Antigamente os pais eram autoritários, decidiam, davam as ordens e esperavam obediência total. Nós sabemos o quanto significou de prejuízo para as crianças criadas sob o domínio autoritário.
Mas, hoje muitos pais, pensando em abrir mão do autoritarismo, abriram mão da autoridade. E crianças criadas sem autoridade e sem limites têm prejuízos ainda maiores.

Pais e mães devem necessariamente ter o poder

Uma das vantagens, para a criança, de ter pai e mãe capazes de exercer o poder é desenvolver-se, conquistar sua autonomia e caminhar para a independência.

Adiar decisões, não decidir, demonstrar dúvida, insegurança e medo, só ensinará à criança a ser indecisa, insegura e medrosa.

Quando os pais abrem mão do poder, a criança se torna cada vez mais exigente, controladora, até ficar insuportável para os pais, que acabam se submetendo a elas.

O Fórum de discussões elaborou que o autoconhecimento e o exemplo dos pais são boas ferramentas que ajudam na resolução de conflitos com os filhos.

Fonte: http://somostodosum.ig.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário